Doenças de inverno e homeopatia

quarta-feira, junho 29, 2016 Anna Peppe 0 Comments


Neste sábado tive a felicidade de participar de mais um bate papo com a Dra. Ana  Escobar para esclarecer dúvidas sobre Doenças de inverno e homeopatia.


Pediatra, professora na USP, colunista da revista Crescer e Programa Bem Estar, a Dra. Ana  realizou um bate papo no Teatro Eva Herz em São Paulo neste último sábado dia 25 de Junho.
Cada participante da platéia pode enviar sua pergunta que eram respondidas prontamente pela Dra. Ana. Foram muitas, e claro, relacionadas as doenças de inverno, como tratar e prevenir. Separei alguns dos principais tópicos abordador para compartilhar aqui no blog.

Coceiras

A doutora explicou que durante o inverno os poros se fecham para não perder o calor, com isto a pele desidrata, fica mais exposta e resseca. Os banhos quentes e demorados, por sua vez, tiram a camada de gordura que protege nossa pele, o resultado é coceira e pele irritada. 
Para evitar, a Dra Ana  recomenda aquecer o banheiro antes do banho com um aquecedor portátil, isto permitirá um banho mais frio e curto. Optar por sabonete líquidos e neutros, que agridem menos a pele.  Secar levemente e hidratar a pele com creme mais gordurosos.

Incidência de doenças respiratórias no inverno

A Dra  explicou que em nossa traqueia há um mecanismo de defesa, são cílios que impedem que a sujeira do ar que respiramos passe, o que ocorre é que no inverno estes cílios se movem mais lentamente, o que faz com que esta defesa diminua. 

Homeopatia

A Dra explicou a principal diferença entre homeopatia e alopatia (medicina tradicional), basicamente enquanto a alopatia age diretamente para eliminar os sintomas, a homeopatia busca agir na causa dos sintomas. Para exemplificar, um remédio alopata age para eliminar a dor de cabeça, o homeopático vai procurar primeiro a causa da dor de cabeça, para agir na causa de modo gradual.  A homeopatia pode ser usada para prevenção e seu principal objetivo é reequilibrar o organismo.

Fiz minha pergunta também. Eu tenho sofrido constantes crises de sinusite e perguntei se a homeopatia poderia ser a resposta, ela prontamente disse que sim, me orientou a procurar um médico homeopata para que a causa seja identificada.
Dra. Ana Escobar - Mamãe Arquiteta
eu  (Anna) e a Dra. Ana
Após as perguntas respondidas, a Dra Ana encerrou, nos orientando com dicas de como evitar e prevenir doenças de maneira natural: Dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física.

Foi ótimo realmente, quero aqui a agradecer de coração a equipe da Dra Ana, enquanto ela dava a palestra a Alice dava um show! Normalmente a Alice é uma criança tranquila e muito brincalhona, mas ela tinha dormido mal e estava bem incomodada, não sossegava, para eu pudesse participar a equipe se desdobrou para entretê la.
Alice Peppe - mamãe Arquiteta
Alice, esta calmaria foi só no inicio
Quero agradecer também ao pessoal da Boiron pelo lanche delícia e apoio a este evento tão bacana.

Dica: você pode acompanhar a Dra Ana pelo Facebook e Instagram, onde ela compartilha muitas dicas e você ainda fica sabendo dos próximos encontros.

Até mais,



Related Posts with thumbnails for bloggerblogger widgets

0 COMENTÁRIOS: